sexta-feira, 20 de abril de 2018

Uma sexta-feira com feriado e animação pra todo lado...


A Marinha do Brasil recebeu, no Porto do Rio de Janeiro, seis veleiros estrangeiros no último feriado da Semana Santa. O evento visou reforçar os laços de amizade entre países da América Latina.

E nós cariocas fomos privilegiados com essa incrível experiência. 

Vamos acompanhar o diário do Nicolas, 4 anos contado por sua mamãe Rafaelle Colares.


"Ver os barcos iguais aos dos Piratas?" era a pergunta que ele fazia o tempo todo da viagem.. 
Sim "viagem", porque de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, à Praça Mauá, no Centro, é chão! 
Mas ele ama... Ama o Museu do Amanhã (que já foi por 4 vezes - e pediu pra ir de novo), ama ver o VLT(que já andou algumas vezes também), ama andar naqueles pátios e agora entrar nos barcos a vela da Marinha brasileira e estrangeiras.

Olhos brilhando e mãos agarradas à minha. Ansioso na abertura dos portões (que se abriram às 13h em ponto). 


Assim que entramos na pequena fila do primeiro, o navio brasileiro Cisne Branco, ele lembrou da comparação que fizemos com os barcos dos Piratas, e veio o medo de ter "UM" lá... Recuou e disse: "Acho que nem gosto mais de barcos de pirata tanto assim mamãe " - dando um passo pra trás. Reafirmei que não haviam piratas, eram apenas barcos parecidos com os dos desenhos de piratas.


Passado esse receio, subimos aquelas escadinhas que são feitas para se equilibrar e fazer malabares, pois balançavam à beça, e enfim "TODOS a Bordo"!

O encanto maior foi dele com as cordas, infinitas, por todos os lados, em várias espessuras. Ele as puxava, passava a mão, subia em todos os degraus que via pela frente. 

Fotos 1000. Sorrisão de satisfação. Cada detalhe o olhar fixava.

Assim fizemos em 4 barcos, dos sete atracados ali no Porto.
Marinheiros muito educados, amistosos, solícitos, cada um na sua língua. Todos os costumes e cores ali nos barcos. Bandeiras gigantes, estátuas, timões enormes, tudo lindo e ao nosso dispor.


Mais uma vez o seu SORRISO é meu PRAZER  - essas experiências são demais pra ele. E eu amo proporcionar tudo ISSO. Essas experiências ficam marcadas na memória dele. E na minha também. Foi assunto para toda a semana, hora da novidade na escola, na hora do recreio brincar de barcos, em casa... Enfim.


Ah, e ao final da tarde, quando saímos pelos portões, ele quis ir até o Museu do Amanhã, entrou na recepção pra ver o Globo terrestre e perguntou se não poderia entrar pra ver tudo novamente. Prometi numa próxima vez. 

Segundo a Marinha do Brasil, os navios veleiros vão navegar pelos mares da América do Sul e do Caribe em visita aos mais importantes portos e cidades. No roteiro também está incluso Argentina, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Fico encantada de viver a experiência da maternidade, pois o sorriso dos nossos pequenos é impagável…

No próximo post, mais feriado, mais viagens e muitas novidades!

Ah! Já está participando  do nosso sorteio do dia das mães? Conto com a sua participação 😘. Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário