Hoje vamos viajar no universo dos livros. A seguir, confira uma seleção feita pelo Minha Mãe Viaja, E Eu Vou Junto com dicas e resenhas de obras infantis que falam, justamente, sobre a solidão, a tolerância com a diferença, o efeito das fofocas, o preconceito, a troca, a saudade, a perda e a cumplicidade!
Educar nossas crianças para a diferença é ensinar valores e respeito. É questionar o que seria do rosa, se todos gostassem do amarelo, mas também, promover a autonomia da criança e fortalecer sua autoestima.
Um Mundinho Para Todos. Recomendada: 4 Anos
Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente um do outro – uns viviam no norte e gostavam de andar descalços; outros no sul e adoravam tomar chocolate quente; alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. E cada um deles tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz. O texto, também impresso em Braille, é destinado a leitores com deficiências visuais.
Flicts. Recomendada: 3 a 5 anos
"Flicts" conta a história de uma cor "diferente", que não consegue se inserir no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e cujo merecido valor, ninguém, a princípio, reconhece. No livro, Flicts vai se conformando com o fato de que "não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul". O autor, Ziraldo, trata o tema da diversidade com muito colorido.
Ernesto
Nesta obra, Blandina Franco trabalha as emoções desde a solidão, a tolerância com a diferença, o efeito das fofocas, do preconceito. "Ernesto" trabalha as diferenças e as possíveis maneiras de se lidar com ela, entre as quais, uma bastante frequente: a exclusão. Com um personagem “esquisito”, isolado por ser diferente, o livro propõe que se pense sobre o que é dito sobre outras pessoas e se Ernesto merece mesmo toda essa solidão. Leitura essencial para o momento de opiniões polarizadas e radicais em que vivemos.
Você troca?
A autora, Eva Furnari, propõe as mais divertidas e hilariantes trocas, brincando com as palavras e também com a reputação de clássicos personagens muito conhecidos pela criançada (como o lobinho delicado e o chapeuzinho malvado). Como resultado, o texto é bem expressivo e muito adequado aos que se iniciam na leitura. Aqui, os pequenos encontrarão quadros que estimulam a criatividade. Qual deles não gostará de inventar suas próprias trocas?
Mari e as Coisas da Vida
Tine Mortier levanta o tema: saudade, perda, cumplicidade. Mari é uma garota bastante sensível e tem muita proximidade com a avó...Mas a vovó adoece, perde a capacidade de se mover e de se expressar. A garotinha é a única capaz de compreendê-la. É uma bela história de amor e adaptação à velhice pelos olhos e sentimentos da pequena Mari.
E você, qual livro já leu para o seu filho? Qual a sua dica de leitura para os nossos pequenos?
Deixe o seu comentário e também nos conte as suas experiências de leitura com o seu filho. Um forte abraço e até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário